BOLETIM DE INTERVENÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL DA CIDADE DE LORDELO

Publicação da Organização da Freguesia de Lordelo do Partido Comunista Português

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

São Salvador de Lordelo ou Lordelo?


Um dos assuntos tratados na última sessão da Assembleia de Freguesia de Lordelo (5 Desembro de 2011) foi o novo brasão e bandeira da nossa terra.
Miguel Correia, deputado da CDU, congratulou-se pelo brasão não incluir a expressão "São Salvador", pela simples razão de "os lordelenses não se identificam com o nome São Salvador de Lordelo".
O novo brasão terá apenas a inscrição "Lordelo-Paredes". A palavra "Paredes" é uma imposição legal, de forma a distinguir a nossa freguesia das outras freguesias que também se designam por Lordelo (a saber, mais cinco Lordelos, localizados nos concelhos do Porto, Felgueiras, Guimarães, Monção e Vila Real).

Em 1984, pela Lei 20/84, "a povoação de Lordelo, no Concelho de Paredes", foi elevada à categoria de Vila.
O Deputado socialista Artur Penedos apresenta o Projeto de Lei 16/IX-1, que criaria a Cidade de Lordelo e lhe mudaria o nome para "S. Salvador de Lordelo".
Foi depois apresentado por diversos deputados do PSD o Projeto de Lei 5/IX, que apenas referia "Lordelo" para designação da nova cidade.
Em sede de Comissão especializada os dois projectos foram fundidos, o que culminaria num Texto de Substituição aprovado como Decreto da Assembleia da República (Decreto da Assembleia 71/IX) e posterior publicação como Lei 73/2003, a 19/8/2003, com o Artigo único "A vila de Lordelo, no concelho de Paredes, é elevada à categoria de cidade."
Portanto, legalmente a nossa cidade chama-se simplesmente "Lordelo".

Links para os documentos oficiais:

Lei 20/84 - Elevação da povoação de Lordelo a Vila

Projeto de Lei 16/IX-1, apresentado por Artur Penedos (PS) - Elevação da vila de Lordelo, no concelho de Paredes, à categoria de cidade e alteração da denominação de "Lordelo" para "São Salvador de Lordelo".

Projeto de Lei 5/IX, apresentado por diversos deputados do PSD - Elevação da vila de Lordelo, no concelho de Paredes, à categoria de cidade.

Decreto da Assembleia 71/IX, em resultado do texto de substituição desenvolvido pela Comissão de Poder Local - Título: Elevação da Vila de Lordelo, no concelho de Paredes, distrito do Porto, à categoria de cidade
[Publicado no DAR II série A Nº.114/IX/1 2003.07.19 (pág. 4603-4603)]

Lei 73/2003, depois de promulgada pelo PR e referendada pelo PM - Título: Elevação da Vila de Lordelo, no concelho de Paredes, distrito do Porto, à categoria de cidade [DR I série A Nº.196 2003.08.26,(pág. 5535)]

Sem comentários:

Enviar um comentário